Todos os dias, mais de 1 bilhão de horas de vídeos do YouTube são assistidos. Isso é mais do que o Facebook e a Netflix juntos. Com relação ao número de usuários, o YouTube tem mais de 2.6 bilhões de usuários logados mensalmente, perdendo apenas para o Facebook, com 2.9 bilhões de usuários.
É possível que você já saiba disso, afinal, todo mundo sabe que o YouTube é extremamente popular. Considerando que você chegou a este artigo, você provavelmente passa algum tempo considerável no YouTube e contribui para estas estatísticas. Neste caso, é seguro assumir que você não está satisfeito com o tempo gasto assistindo anúncios, em que você só fica esperando pelo botão de pular, sem assistir ao vídeo. Não seria ótimo assistir YouTube sem interrupções, sem anúncios impossíveis de pular?
Então vamos dar uma olhada mais a fundo em como bloquear anúncios no YouTube, e nas razões pelas quais o seu bloqueador de anúncios pode não estar funcionando como esperado.
Tipos de anúncios no YouTube
Para entender o que nós podemos fazer para acabar com eles, primeiro precisamos saber quais tipos de anúncios você pode encontrar no YouTube. Aqui estão eles:
Formato de anúncio |
Descrição |
Anúncios gráficos |
Aparece ao lado superior direito do vídeo (somente computadores e laptops) |
Anúncios de sobreposição |
Aparece nos 20% inferiores da janela de vídeo (somente computadores e laptops). Pode ser dispensado pressionando "x". |
Anúncios em vídeo puláveis |
O formato de anúncio mais comum. Os usuários podem pular o anúncio depois de visualizá-lo por 5 segundos. Ele pode ser inserido antes, durante ou depois do vídeo. |
Anúncios em vídeo não-puláveis e anúncios em vídeo longos não-puláveis |
Anúncio de mais de 15 segundos que não pode ser ignorado. Ele pode ser inserido antes, durante ou depois do vídeo. |
Anúncios intermediários |
Aparecem em vídeos com mais de 10 minutos: os anúncios são espaçados dentro do vídeo, como comerciais de TV. O usuário deve assistir ao anúncio antes de continuar com o vídeo. |
Anúncios breves |
Um anúncio em vídeo leve, não-pulável e com até 6 segundos de duração. O usuário deve assistir ao anúncio inteiro antes que o vídeo possa ser visualizado. |
Ads embutidos no conteúdo |
Anúncios que estão no próprio vídeo do YouTube, absolutamente impossíveis de bloquear, mas podem ser ignorados manualmente |
Como tirar anúncios do YouTube
Há, de fato, várias maneiras de lidar com anúncios do YouTube. Isso é ótimo, já que cada um pode preferir um método diferente. Estude as opções disponíveis e escolha a que for melhor para você.
Solução 1: YouTube Premium (todos os sistemas operacionais)
Sim, vamos ser sinceros: para fazer com que você se livre todos os anúncios em todos os cantos do YouTube, a assinatura do YouTube Premium é de longe o melhor método, com 100% de efetividade.
PRÓS |
CONTRAS |
Sem ads no YouTube em qualquer dispositivo (NOTA: exceto para anúncios que fazem parte do conteúdo que você estiver assistindo) |
Pago (o método de pagamento é somente por assinatura mensal) |
Possibilidade de acessar serviços adicionais como YouTube Music, download de vídeos, etc. |
Ligado à sua conta do YouTube (você precisa estar logado, etc.) |
|
Bloqueia ads somente no YouTube |
Mas vale reforçar: esta é uma opção paga e ligada à sua conta do YouTube. Trata-se também de uma das soluções mais óbvias e, se você está lendo este artigo, é possível que você esteja procurando algo diferente. Ainda assim, se todas as outras opções não derem certo para você, vale a pena considerá-la.
Solução 2: Software comum de bloqueio de anúncios
Não é segredo que, se você quer bloquear anúncios, a opção mais lógica seria baixar um bloqueador de anúncios. Vamos analisar os prós e contras de usar esta opção:
PRÓS |
CONTRAS |
Bloqueia anúncios não somente no YouTube, mas em outros aplicativos e navegadores |
Não bloqueia anúncios nos apps do YouTube para celular |
Funcionalidades adicionais como proteção de privacidade, proteção DNS, economia de tráfego mobile e controle parental |
|
Várias opções gratuitas |
|
A solução que você precisa para bloquear anúncios no YouTube vai depender muito do dispositivo e da plataforma que você estiver usando. Neste infográfico, você pode ter uma ideia melhor sobre a escolha ideal no seu caso e o que é ou não possível quando se trata de bloquear anúncios do YouTube.
Solução 3: Assistir YouTube no aplicativo livre de anúncios
Devido às limitações técnicas dos serviços baseados em Android, nenhum bloqueador de anúncios YouTube consegue bloquear anúncios diretamente dentro do aplicativo. Recentemente, o mais próximo que conseguimos chegar de um bloqueador de anúncios para o YouTube foi através de um navegador, o que, precisamos admitir, nem se compara à experiência de assistir por um aplicativo. No entanto, nós encontramos uma alternativa muito parecida, capaz de contornar as restrições impostas pelo Android.
Agora, você pode assistir vídeos sem comerciais irritantes, por um preço bem em conta.
Siga estes passos para tirar anúncios do YouTube
Basta seguir estes dois passos:
Abra o aplicativo do YouTube e comece a assistir o vídeo que você quiser.
Clique no botão compartilhar e selecione AdGuard para Android na lista de apps.
É só isso! Uma nova janela com o vídeo será aberta e você poderá assistí-lo sem ser interrompido por anúncios.
Opções para bloquear anúncios no Windows/Mac
Para PC Windows
Para PC Windows, existem dois tipos de software que você pode usar para tirar propaganda do YouTube:
Extensões de navegador bloqueiam anúncios em um navegador específico. Elas são inerentemente menos poderosas do que alguns aplicativos, e o que elas podem ou não fazer vai depender muito do navegador em que estão instaladas.
Programas para desktop bloqueiam ads em qualquer navegador ou plataforma. Eles são independentes de navegadores e possuem mais funcionalidades. Alguns possuem até algumas funções extras, como proteção de privacidade, por exemplo.
Para Mac
Para computadores com Mac, as opções são muito parecidas com as opções para Windows, mas nós também vamos listá-las aqui.
Extensões para navegadores bloqueiam anúncios em um navegador específico. Da mesma forma que no Windows, elas são menos potentes e dependentes do seu navegador.
As extensões para Safari bloqueiam anúncios no respectivo navegador. Elas são muito parecidas com extensões para outros navegadores, mas diferentes o suficiente para merecer uma menção separada. Apesar de terem características únicas, elas não são mais poderosas do que as extensões para outros navegadores.
Os apps por si só bloqueiam anúncios em todos os navegadores e outros apps, além de contarem às vezes com funcionalidades extras, como proteção de privacidade ou anti-malware.
Como tirar anúncio do YouTube no celular
Importante: atualmente, nenhum bloqueador de anúncios é capaz de bloquear propaganda no app nativo do YouTube em dispositivos móveis. Isso ocorre devido ao bloqueio por parte dos sistemas operacionais Android e iOS, e não devido à falta de empenho ou habilidade dos desenvolvedores de AdBlockers.
Para Android: bloquear anúncios YouTube Android
Clientes do YouTube modificados por terceiros. Como esperado, mesmo que estes apps consigam fazer com que os usuários assistam vídeos no YouTube sem anúncios, estes apps possuem alguns problemas, como a impossibilidade de fazer login com uma conta do Google. E, é claro, eles sempre correm o risco de ficarem fora do ar.
Mas existe uma alternativa: assistir os vídeos em um navegador com um AdBlocker ligado. No entanto, mesmo que isso seja possível, este método não é muito conveniente na prática e não garante resultados satisfatórios.
Para iOS
Os bloqueadores de conteúdo para Safari se restringem a esse navegador, então pode ser que você sofra com o inconveniente de assistir a videos do YouTube em um navegador e, de qualquer forma, eles não conseguem eliminar todos os anúncios.
Por que meu bloqueador de anúncios do YouTube não está funcionando
Remover anúncios YouTube pode ser uma tarefa difícil, e há várias razões para isso:
O software bloqueador de anúncios YouTube está desativado
O software bloqueador de anúncios pode estar configurado de maneira incorreta, ou o YouTube pode estar na lista de permissões
Seu software específico não possui capacidade de filtragem suficiente. Isso ocorre mais frequentemente com extensões de navegadores mais obscuras
Você está tentando assistir YouTube no app para celular. Bloqueadores de anúncios não podem bloquear publicidade:
dentro do app do YouTube para Android
dentro do app do YouTube e em qualquer navegador exceto o Safari no caso de iPhones e iPads
NOSSAS SOLUÇÕES
Agora, com toda essa informação, a escolha do método e do bloqueador de anúncios mais adequado está em suas mãos. Nós ficaríamos felizes em saber que as informações que trouxemos te ajudaram a encontrar a melhor solução para você. Trouxemos algumas alternativas para que você se livre de propagandas irritantes do YouTube, as quais estamos orgulhosos em oferecer. Estamos lutando contra publicidade agressiva há bastante tempo, desde 2011, e adquirimos bastante experiência na área. Nossos produtos com bloqueadores de anúncios reúnem um arsenal muito efetivo para o bloqueio de publicidades e de privacidade em geral, não somente no YouTube.
Windows/Mac
Android
iOS
FAQ
Por que estou vendo anúncios no YouTube?
Serviços gratuitos como o YouTube garantem seus lucros ao mostrar publicidade, além de oferecerem assinaturas pagas para ocultar anúncios. No entanto, a quantidade de anúncios tem se tornado um pouco agressiva e, por isso, mais e mais pessoas passaram a usar bloqueadores de publicidade.
Os anúncios do YouTube são perigosos?
Depende do que você faz com eles. Está tudo bem assistir apenas um ou outro anúncio no meio de algum vídeo, mas clicar nos links a que eles te direcionam pode ser perigoso. Os dias em que as publicidades se resumiam a um link exibido em um banner sobre o vídeo já se passaram há tempos. Hoje em dia, você pode clicar em algum ad uma única vez e ter várias informações sobre você coletadas, que serão lembradas e te perseguirão pela Web para sempre. Não se esqueça de que não é raro que agentes maliciosos utilizem ads para encaminhá-lo para uma página de phishing, ou seja, um website falso criado especialmente para coletar dados como seu endereço de email, senhas ou até mesmo o número de seu cartão de crédito.
Os anúncios do YouTube podem causar vírus?
Pode ser um exagero pensar que seu dispositivo irá contrair um vírus apenas por assistir vídeos no YouTube, mas o perigo real está no website para o qual o link te redireciona. Os criminosos da Internet podem enganar os usuários, fazendo com que cliquem em links e acabem instalando malware.
Como bloquear anúncios?
Há vários truques que você pode usar, mas apenas uma solução real: use um app de filtragem para todo o sistema. O AdGuard Ad Blocker é uma boa opção.
Como me livrar de publicidade sem usar um bloqueador de anúncios?
1) Acesse o menu de ajustes de seu navegador próprio e desative pop-ups. Haverá menos pop-ups, mas isso não bloqueará a maioria dos anúncios.
2) Adquira uma assinatura dos serviços em que você quer bloquear anúncios. No entanto, alguns websites podem não oferecer uma opção de pagar para remover a publicidade.
Ou utilize um bloqueador de anúncios se você quiser remover toda a publicidade de todos os websites e apps.
Bloqueadores de anúncios são legais?
Sem dúvidas. Para um pouco de contexto histórico, pesquise pela batalha judicial da Eyeo, uma empresa de bloqueio de anúncios, e Axel Springer, dono de uma editora. O conflito teve a corte alemã como intermediário, que decidiu que ad blockers são legais e, por tanto, usuários podem e devem controlar o que veem ao navegar na Internet.
Bloqueadores de anúncios são seguros?
Sim, se você usar um bloqueador de anúncios de um desenvolvedor de confiança. Procure informações de fontes conhecidas e sempre faça download diretamente do website do desenvolvedor. Estude a sua Política de Privacidade. Tenha cuidado e evite bloqueadores de anúncios do YouTube suspeitos,
eles podem ser falsos.
Bloqueadores de anúncios podem me rastrear?
Apps gratuitos e menos conhecidos (isso não vale apenas para bloqueadores de anúncios) normalmente estão cheios de rastreadores. Verifique novamente seu bloqueador de anúncios: ele deve ser de um desenvolvedor confiável e baixado de uma fonte confiável. Se for assim, você pode ficar tranquilo: seu bloqueador de anúncios não vai te rastrear.
Obrigado por ler até o final! Esperemos que o artigo tenha sido útil. Fique seguro e evites problemas online!