Anúncios estão chegando ao Discord: de paraíso ad-free a caos infestado de publicidade?
Não, essa não é uma piada atrasada de 1º de abril. Os anúncios estão realmente chegando ao Discord. A plataforma de mensagens mais popular entre os jogadores está se preparando para lançar anúncios, apesar de ter sido firmemente contra anúncios no passado.
Source: Reddit
No sábado, 30 de março, o The Wall Street Journal informou que os anúncios de desenvolvedores de jogos estão chegando ao Discord em uma semana, o que significa que o momento em que os usuários do Discord verão os anúncios pela primeira vez está logo ali. Mas não deve ser uma surpresa para aqueles que sabem ler nas entrelinhas.
Source: Discord
No mês passado, o vice-presidente sênior do Discord, Peter Sellis, anunciou que a plataforma estaria estendendo seu recurso Quest, abrindo-o para mais desenvolvedores.
"As" Quests "patrocinadas são anúncios que aparecem supostamente em um momento oportuno enquanto você está usando o Discord. Eles o incentivarão a transmitir o jogo anunciado por um determinado período de tempo e, se alguém sintonizar sua transmissão, você poderá receber um item no jogo ou algum outro bônus em troca. Antes de abrir o recurso para todos os desenvolvedores, o Discord disse que o testou com parceiros selecionados, como Fortnite, e “recebeu ótimos comentários” deles.
"As Quests aparecerão de forma discreta no Discord, onde você pode optar por transmitir seu jogo para amigos e ganhar recompensas por jogar," disse Sellis. Eis a palavra "discreta".
Falando ao WSJ, Sellis disse que os desenvolvedores de jogos teriam a oportunidade de executar suas "promoções pagas" — ou seja, anúncios — que apareceriam ao vivo na parte inferior esquerda da tela. Funcionará da seguinte maneira: os usuários serão convidados a completar uma tarefa no jogo (quest) dos anunciantes e, se pelo menos um amigo estiver assistindo-os fazendo isso, eles serão recompensados.
Como os anúncios serão direcionados
Os anunciantes ganham mais dinheiro com anúncios que são altamente relevantes para o usuário. E para torná-los relevantes, eles precisam coletar o máximo de dados possível sobre o usuário — quanto mais, melhor. O Discord irá direcionar os anúncios com base na idade, localização e jogabilidade do usuário. No entanto, os usuários poderão optar por algumas personalizações.
O Discord informou ao ArsTechnica que os usuários ainda poderão optar por não participar de promoções baseadas em sua atividade ou dados, mas observou que isso não significa que eles não verão anúncios.
“Os usuários ainda podem ver Quests, no entanto, se navegarem em seu Inventário de Presentes e/ou por meio de pontos de entrada contextuais, como a atividade dos amigos de um usuário. Eles também terão a opção de ocultar uma promoção no aplicativo para uma Quest ou jogo específico que não lhes interesse,” disse Swaleha Carlson, gerente sênior de comunicações de produtos do Discord, à publicação.
Por enquanto, os anúncios que o Discord está seguindo não parecem ser tão intrusivos ou invasivos. Ainda não há conversas sobre a incorporação de anúncios de marketplaces, como a Amazon, ou de algumas outras empresas que promovem produtos não relacionados a jogos, como kits de maquiagem ou produtos para casa. No entanto, isso pode mudar no futuro.
Quando questionada sobre se o Discord introduziria ou não outros formatos de anúncios, Carlson não deu uma resposta definitiva, dizendo que eles “continuarão a iterar com base no que [aprenderem].” Isso deixa ao Discord muito espaço para manobrar no cenário de anúncios, então temos que esperar para ver.
Enquanto isso, o anúncio foi um choque para alguns usuários do Discord que ainda se lembram que seu CEO, Jason Citron, costumava ser firmemente contra depender dos lucros com anúncios e insistia em confiar nas assinaturas para a receita. Em uma entrevista para a NPR em 2021, Citron disse que a privacidade dos usuários do Discord é primordial para ele, e que acredita que as pessoas devem saber que seus “dados não serão usados contra eles de forma imprópria de nenhuma maneira.”
Source: NPR
Por que agora?
Embora o formato atual seja menos intrusivo do que o do Facebook ou de outras plataformas, é uma ladeira escorregadia que poderia levar a um aumento significativo de anúncios no futuro. Imagine um mundo onde seu bate-papo de jogos acolhedor é interrompido por anúncios de tudo, desde energéticos até golpes de criptomoeda — não é para isso que os usuários se inscreveram, e certamente minaria a confiança deles na plataforma.
Se o Discord mudou radicalmente sua postura em relação aos anúncios, quem garante que eles não continuarão a ultrapassar os limites? O caminho para a monetização é pavimentado com boas intenções — até que não seja mais.
Quanto ao momento do lançamento dos anúncios, o Discord disse à Bloomberg em março que deseja se tornar público em algum momento no futuro, mas embora suas receitas tenham quadruplicado desde 2020, ainda não é lucrativo. Então, aparentemente, uma incursão em anúncios é uma tentativa de mudar isso, para que a empresa possa abrir seu capital.
Como bloquear anúncios no Discord com o AdGuard
Embora ainda não tenhamos visto esses anúncios, é provável que o AdGuard consiga bloqueá-los, mantendo sua experiência no Discord agradável e limpa. Note que você precisará usar o aplicativo de desktop do AdGuard para isso — ele está disponível para os sistemas operacionais Mac e Windows.
Os aplicativos AdGuard usam listas de filtros para determinar quais conteúdos bloquear. O AdGuard verificará o tráfego em relação às suas listas de filtros e, se o conteúdo corresponder a alguma das regras de filtro predefinidas, o AdGuard o impedirá de carregar.
A maioria dos bloqueadores de anúncios são extensões de navegador. Por sua natureza, eles são capazes apenas de filtrar o tráfego em seus respectivos navegadores e não podem bloquear anúncios em outros lugares. Em contraste, os aplicativos de desktop do AdGuard são capazes de bloquear anúncios em todos os navegadores e outros aplicativos, incluindo o Discord, porque não estão vinculados a essas restrições.
Infelizmente, no Android e no iOS, devido às restrições do sistema operacional, é quase impossível filtrar o tráfego dentro de aplicativos que não sejam de navegador. Portanto, no caso dos anúncios do Discord, você terá que confiar apenas no bloqueio no nível do DNS. É difícil fazer conclusões definitivas até que essas mudanças entrem em vigor, mas há um grande risco de que a filtragem DNS não bloqueie esses anúncios dentro do aplicativo. No entanto, se você usar apenas a versão web do Discord, o AdGuard no celular funcionará quase tão eficientemente quanto no desktop.