A IA da pesquisa do Google não é só ruim, ela também vem com anúncios
Duas semanas após seu lançamento oficial, os resultados de pesquisa de Inteligência Artificial do Google se tornaram motivo de piada na Internet, oferecendo conselhos que variam de simplesmente incorretos a francamente perigosos. O novo recurso impulsionado por IA, com o qual o Google esperava alcançar rivais como a Microsoft, que é familiarizada com IA, e seu Bing Copilot, ficou muito aquém das expectativas. Apesar de estar em desenvolvimento há um ano, o recurso parece extremamente cru. Mesmo assim, o Google já achou apropriado intercalá-lo com anúncios.
Mas antes de nos aprofundarmos nisso, vamos dar um passo atrás e entender o que são os Resumos de IA do Google.
Resumos de IA: mal elaborados e vão te dar dor de estômago
Os Resumos de IA são pequenos resumos gerados por IA em resposta a consultas de busca. O recurso já começou a ser lançado para os usuários nos EUA e será lançado globalmente até o final de 2024.
Exemplo de um resumo escrito por IA em resposta a uma consulta sobre IP de referência
Este recurso é um sucessor da Experiência de Busca Generativa Experimental (SGE) do Google, que foi lançada há cerca de um ano. Escrevemos sobre isso na época. À primeira vista, há pouca diferença além de uma mudança cosmética entre o SGE e o Resumo de IA, indicando que o Google já vem testando essa ferramenta há bastante tempo. Ao revelar o Resumo de IA na conferência anual de desenvolvedores Google I/O, o CEO do Google, Sundar Pichai, disse que sua IA Gemini facilitou respostas a mais de um bilhão de consultas através do SGE.
"As pessoas estão usando isso para buscar de maneiras completamente novas, fazendo novos tipos de perguntas, consultas mais longas e complexas, até mesmo buscando com fotos e obtendo o melhor que a web tem a oferecer," disse Pichai, de acordo com o Digiday. Ele acrescentou que os desenvolvedores do Google ficaram animados com o feedback que estavam recebendo ao testar esse recurso “fora dos Labs,” dizendo que não só viram “um aumento no uso de buscas, mas também um aumento na satisfação.”
Não está totalmente claro como o Google mediu a satisfação do usuário, mas algumas das respostas do Resumo de IA definitivamente têm um alto valor cômico. Plataformas como X e Reddit estão inundadas com capturas de tela do que parecem ser resumos do Resumo de IA. Algumas das joias geradas pela IA incluem sugestões para mastigar pedras e exaltar os benefícios para a saúde de correr com tesouras.
Outros conselhos igualmente questionáveis incluem adicionar cola para fazer o queijo grudar na pizza e usar gasolina para fazer um prato de espaguete picante.
Em um esforço para apagar o incêndio, que levou a Internet a uma enxurrada de memes, o Google disse ao Verge que tem “tomado ações rápidas” para remover respostas sem sentido da IA. O Google culpou a natureza questionável de algumas respostas pelas consultas incomuns das quais foram geradas e alegou que algumas das consultas foram “manipuladas ou que não conseguimos reproduzir.”
Anúncios como parte da experiência
Mesmo que alguns dos resultados sejam de fato uma obra de ficção (ou melhor, de photoshop), é óbvio que o problema é real e está prejudicando a imagem do Google. Você pensaria que, se o Google percebesse que seu recurso de Resumo de IA não estava pronto ou ainda tinha problemas a serem resolvidos, ele adiaria a introdução de anúncios. Afinal, não seria bom para o Google envergonhar os anunciantes, como colocar um anúncio de supercola em uma consulta relacionada a pizza ou promover tesouras de aço inoxidável em uma busca sobre corrida. No entanto, o Google, que obtém cerca de 80% de sua receita de anúncios, escolheu não adiar. Esperou apenas uma semana antes de anunciar que os anúncios seriam incorporados aos Resumos de IA, potencialmente aparecendo tanto acima quanto abaixo do resumo gerado pela IA.
Em um post no blog em 21 de maio, a vice-presidente de anúncios do Google, Vidhya Srinivasan, anunciou que o Google em breve começará a testar anúncios de busca e de compras nos Resumos de IA para os usuários nos EUA. Embora ela não tenha dado um cronograma claro, esperamos que os anúncios sejam lançados mais cedo ou mais tarde, se não já (em nossos testes ainda não vimos anúncios nos Resumos de IA). Isso especialmente porque o Google afirma ter “ouvido que as pessoas acham úteis os anúncios que aparecem acima e abaixo do resumo gerado pela IA” (uma afirmação altamente questionável por si só).
Bloqueando anúncios nos Resumos de IA com o AdGuard
Com base na prévia do Google, os anúncios serão rotulados como “patrocinados” e serão separados da resposta gerada pela IA. Como os anúncios não estão integrados na resposta em si, é altamente provável que o AdGuard seja capaz de bloqueá-los usando o conjunto atual de regras. Em outras palavras, a maneira como os anúncios são exibidos não exige que criemos uma solução fora do comum: métodos tradicionais de bloqueio de anúncios serão suficientes.
Para bloquear tais anúncios, você precisa garantir que anúncios de busca e autopromoção não sejam permitidos em sua extensão ou aplicativo AdGuard.
Assim que tivermos acesso aos Resumos de IA do Google e vermos como os anúncios são gerenciados, poderemos atualizar este artigo. No momento, estamos cautelosamente otimistas sobre nossa capacidade de bloquear anúncios nos Resumos de IA.