O que são filtros?
Nós conhecemos bem a publicidade online. Ela raramente está relacionada ao conteúdo da página que estamos visitando, muito pelo contrário: são irritantes. Se você clicar em um anúncio, outro site será aberto e, no pior dos casos, um vírus será instalado. Nós conhecemos bem como funciona a publicidade online porque somos humanos.
Bloqueadores de anúncios são programas capazes de identificar anúncios e ocultá-los. Para isso, os desenvolvedores utilizam uma linguagem especial: as regras de filtragem.
Como funcionam as regras de filtragem
Uma regra é uma linha de um código escrita com uma sintaxe especial. Ela será mais ou menos assim:
||exemple.org^
Ou assim:
example.org#%#//scriptlet("abort-on-property-read", "wpsite_clickable_data")
Uma regra pode bloquear um elemento em um site: por exemplo, um banner de anúncio. Uma regra cosmética pode fazer com que um site pareça jamais ter apresentado anúncios.
Algumas regras proíbem o carregamento de anúncios nos sites, fazendo com que o tráfego seja otimizado. Já outras, por outro lado, podem impedir que os programa bloqueie ads em um site em particular.
O que são filtros
Normalmente, regras com um propósito similar são combinadas em um único grupo, e a isso se dá o nome filtro. AdGuard possui filtros que bloqueiam ads em sites em certos idiomas: inglês, sueco, chinês, português, entre outros. Os filtros para conteúdo irritante bloqueiam popups, formulários de consentimento para cookies, widgets e outros elementos que podem distrair e causar desconforto. O filtro contra rastreadores de URL remove tags de Analytics dos endereços web.
Como filtros são criados
Filtros são reunidos manualmente a partir de regras de filtragem atualizadas. Algumas destas regras podem ser aplicadas a múltiplos sites de uma só vez, enquanto outras são exclusivas a apenas um website. Por isso existem tantas pessoas envolvidas no desenvolvimento de filtros: programadores AdGuard, entusiastas e até mesmos usuários comuns.
Se você notar que um anúncio não está sendo bloqueado pelo AdGuard, nos informe através de Reportar bloqueio incorreto ou Entrar em contado com o suporte. Outra opção é preencher este formulário. Assim, os desenvolvedores poderão adicionar uma nova regra para um dos filtros, e todos os outros usuários serão beneficiados ao visualizar ainda menos anúncios.
Para que servem os filtros?
Vários filtros fazem parte do AdGuard. Eles são responsáveis pelo bloqueio de anúncios, rastreadores e conteúdo irritante, além da proteção DNS. É praticamente impossível notar alguns filtros: por exemplo, a função "Bloquear anúncios de pesquisa" demanda um filtro próprio. Por outro lado, a extensão para navegador e o AdGuard para Mac apresenta filtros mais perceptíveis.
Nas suas configurações originais, AdGuard ativa o filtro base e filtros que bloqueiam ads no seu idioma. Você pode ver a lista de filtros AdGuard na nossa Base de Conhecimento.
Como adicionar e onde encontrar filtros de terceiros
O filtro AdGuard pré-instalado normalmente é suficiente para bloquear anúncios, rastreadores e conteúdo irritante. Mas você pode também adicionar outros filtros e personalizar o bloqueador de anúncios de acordo com as suas necessidades.
Para adicionar um novo filtro, basta adicionar um link para ele ou fazer upload a partir de seu dispositivo. Assim, AdGuard irá reconhecê-lo automaticamente. Nos aplicativos AdGuard para Windows e MAC, você pode também selecionar filtros a partir de uma lista.
- Na extensão AdGuard Browser, novos filtros podem ser ativados na seção "Filtros personalidados".
- No AdGuard para Android, isso pode ser feito através da opção "Filtros" na seção "Bloqueio de conteúdo".
- No AdGuard para iOS, é só acessar "Proteção Safari";
- No AdGuard para Windows, é só clicar em "Adicionar filtro" na seção Ad Blocker.
- No AdGuard para Mac, clique em no botão "+" na seção "Filtros".
Uma completa seleção de filtros está disponível no site filterlists.com. Você pode pesquisar pelo nome, descrição, idioma e tags do filtro que você procura.
Você pode ativar quantos filtros quiser. Mas cuidado: se você ativar filtros de mais, alguns sites podem não funcionar corretamente.
Como adicionar suas próprias regras
Usuários também podem criar um filtro. Todos os apps AdGuard têm uma seção para as regras de filtragem desenvolvidas pelos próprios usuários. Nas extensões para navegador, as regras de usuário estão localizadas na tela de configurações. No programa para Windows e Mac, você podem encontrá-las no Editor de filtros.
Você pode adicionar suas próprias regras de filtragem:
- Manualmente. Tenha certeza de que você está familiarizado com a sintaxe da regra.
- Fazendo upload a partir do seu dispositivo. Por exemplo, se você usar AdGuard em diferentes dispositivos e quiser que as mesmas regras seja aplicada em todos os lugares, ou se alguém compartilhou listas com você.
- Bloqueando um elemento em algum site. Para isso, clique em "Bloquear anúncios neste Website". Na maioria dos casos, uma regra será adicionada automaticamente, e você não precisará fazer mais nada.
- Solicitanto a criação de uma nova regra aos desenvolvedores AdGuard. Se um site que você reportou tiver um tráfego de usuários muito baixo, os deselvolvedores podem considerar que a atualização dos filtros gerais são é necessária. No entanto, eles podem sugerir que que você adicione uma regra de usuário, fazendo com que os anúncios em questão sejam bloqueados para você.