Anúncios chegam aos vídeos pausados no YouTube: mais um incômodo para você
Como se o YouTube já não estivesse cheio de distrações (os anúncios curtos, anúncios in-stream que não podem ser pulados, e anúncios sobrepostos são apenas alguns exemplos), a plataforma da Google agora começou a exibir anúncios em vídeos pausados para usuários em todo o mundo, ao que parece.
Anúncios em vídeos pausados: como são?
Um anúncio de pausa é um banner estático que aparece na tela quando você pausa um vídeo no YouTube. Em vez de cobrir toda a tela, ele surge no lado direito. Abaixo do anúncio, você encontra um botão para fechá-lo e outro para obter mais informações, indicando que você pode encerrá-lo, se quiser.
O YouTube confirmou ao The Verge na semana passada que esse novo tipo de anúncio já está disponível para todos os anunciantes, o que provavelmente significa que mais usuários em breve irão experienciá-los. Um porta-voz do YouTube disse à publicação que eles observaram “uma resposta forte tanto de anunciantes quanto de espectadores” aos novos anúncios. Embora deixemos o significado de "resposta forte dos espectadores" aberto para interpretação (eles podem até ser eficazes, mas não acreditamos que os usuários estejam empolgados com isso), parece que esses anúncios vieram para ficar.
A introdução desse novo formato já provocou uma reação intensa entre os usuários. O subreddit do YouTube se tornou um lugar para que as pessoas desabafem suas frustrações, e muitos não estão se contendo.
É fácil entender o descontentamento geral com a necessidade aparentemente insaciável do YouTube de preencher cada canto com anúncios lucrativos.
Somente no ano passado, o YouTube trouxe anúncios para o Shorts e anúncios não puláveis de 30 segundos para as TVs.
A verdade é que os anúncios de pausa no YouTube não são algo inteiramente novo. Embora pareça que agora eles estão sendo lançados para todas as plataformas (celulares, desktop e YouTube TV), eles já estavam em desenvolvimento há algum tempo. Em abril de 2024, o YouTube anunciou que estava testando na TV anúncios de pausa impossíveis de pular. Na época, a empresa disse estar satisfeita com o desempenho desses anúncios, observando que eles ajudavam a aumentar o reconhecimento da marca e incentivavam os anunciantes a investirem mais.
Anúncios de pausa estão se tornando cada vez mais comuns
Os anúncios de pausa não são um formato revolucionário; na verdade, o YouTube está aderindo a uma tendência que se tornou cada vez mais popular no cenário de streaming. Anúncios de pausa para Procter & Gamble, Kit Kat e outras empresas não relacionadas à indústria cinematográfica já se tornaram uma visão familiar no Hulu, Peacock e Max, da Discovery. No início deste ano, a Amazon elevou o nível ao anunciar que esses anúncios de pausa no Prime Video se tornariam interativos, ou seja, você poderia adicionar um item ao seu carrinho diretamente da tela. A Roku foi ainda mais longe, patenteando uma tecnologia que traz seus próprios anúncios para as telas de pausa, mesmo quando você está usando dispositivos externos conectados via HDMI, como consoles de jogos ou outros adaptadores de streaming.
Bloqueando anúncios de pausa no YouTube
No AdGuard, ainda não nos deparamos com estes anúncios de pausa, mas com base no que vimos nas redes sociais, parece que esses anúncios são semelhantes aos que já bloqueamos com sucesso no passado e não exigirão a criação de novos métodos de bloqueio de anúncios. Estamos comprometidos em acompanhar essa situação e forneceremos atualizações à medida que aprofundarmos nos detalhes de como esses anúncios funcionam e como os usuários podem bloqueá-los. Fique atento para mais informações!